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Olá Galera,
Acredito que alguém já deve ter ouvido falar sobre o jogo "Call of Duty". É um jogo de guerra em primeira pessoa, ou seja, você tem um personagem no jogo e tem controle somente sobre ele.
Bem, já na primeira versão deste jogo ficou nítido que rapidamente cairia no gosto dessa nova geração de consumidores virtuais. Ela teve um apelo bem original para o que se propunha, tendo em vista que o jogador voltava para as décadas de 30 e 40 período em que aconteceu a 2º guerra mundial e participa de diversos combates envolvendo missões de reconhecimento, assalto, etc. Se não me engano a primeira versão foi lançada em 2008 e até hoje já foram 4 versões: Call of Duty, Call of Duty - Unitedy Offensive, Call of Duty 2, Call of Duty 4 - Modern Warfare. Nesta semana adquiri o Call of Duty 4 e tive ótimas surpresas ao instalar este jogo. Ele é baseado nas “novas” guerras (Afeganistão, Tráfico de drogas, etc) e pode crer tem muita tecnologia nesse jogo e pra se ter uma ideia, a qualidade dos personagens, a reprodução fiel dos cenários é um dos atrativos do jogo. Além disso, uma coisa que mim chamou muita a atenção foi o tratamento de inteligência artificial(Threads) dos adversários no jogo e sem ser modesto é muito bom. Agora o que é isso? Mais pra frente com certeza terei que fazer “post” explicando melhor, mas, por enquanto vamos supor que uma Thread é uma forma de fazer com que um agente participe da ação tipo sem intervenção do usuário exemplo: em um jogo de futebol o usuário vai fazer um ataque contra o outro time(o computador) e os outros jogadores(Threads) correm no mesmo sentido dando uma “falsa” ideia de inteligência e assim nesta ação vários jogadores ajuda no ataque afim de fazer o gol. Entendido essa parte agora explicarei o que muito me chamou atenção. Durante o jogo Call of Duty 4 o usuário recebe várias missões e em duas especialmente no Afeganistão e no Rio de Janeiro me deparei com pura ação de Threads. No Afeganistão o avanço das tropas era bem sistemático e organizado “progrediam beco a beco” como diria Capitão Nascimento (Tropa de Elite). No Rio de Janeiro os traficantes atiravam de um ponto quando eram encurralados fugiam para outro ponto para continuar atirando, e se ficassem escondidos, por exemplo, em uma casa com janelas e portas de entrada e saída ficavam alternando os disparos entre as janelas e com essa movimentação os “traficantes” ficavam mais imprevisíveis. Assim fugindo totalmente da filosofia que eram adotadas pelos desenvolvedores de jogos até pouco tempo atrás.
O Call of Duty no meu ver é um ótimo exemplo desses novos jogos que realmente transmite a sensação de realidade nos seus cenários, personagens, etc. E para quem gosta de jogos de ação é também uma ótima opção.
Tácio Ribeiro.
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